Mundo Blogalizado

Meu msn

segunda-feira, outubro 23, 2006

Mundo Blogalizado

Faz ainda pouco tempo que o termo Globalização ganhou destaque nos meios de comunicação falada e escrita e que passamos a entender esse processo de integração entre pessoas de todo o mundo. Por mais que tal fenômeno já se tenha iniciado há um bom tempo, acredito que a internet foi uma das forças motrizes que levaram ao seu ressurgimento. Afinal, a rede mundial permitiu o encurtamento das distâncias intercontinentais de modo que, à velocidade de apenas um clique, é possível visitar lugares do outro lado do oceano. Não é mais preciso esperar a chegada de uma carta importante ou se preocupar em fazer aquela ligação telefônica para o exterior. Basta simplesmente enviar um email.
Hoje em dia, a internet se faz tão presente na vida das pessoas que muitas vezes me pergunto se vivemos em um mundo globalizado ou “blogalizado”. São sites de relacionamento, msn’s, flogs e blogs. Diferentes maneiras de se integrar, se mostrar e interagir com pessoas dos quatro cantos do planeta. O curioso é como as pessoas têm prazer em se mostrar, falar de si, discutir seus gostos e opiniões. Parece não haver mais cuidado com a privacidade. Qualquer um que visite seu orkut é muito bem vindo. Isso me faz lembrar daqueles contos de ficção em que as pessoas não têm mais privacidade, estando sob constante vigilância do “olho invisível”. Temo que a humanidade siga para esse destino e o pior, segue voluntariamente. No mais, essa integração virtual ou “blogalização” parece ter aspectos positivos. Às vezes, até levando a casamentos. Só não se pode esquecer que toda moeda tem duas faces...
Naturalmente, essa minha visão crítica do mundo virtual tem sua razão de ser já que eu faço parte desse mundo. Não há um dia sequer em que consiga me manter afastado da tela do pc, mesmo nos dias em que tenho muito que fazer. Vício ou falta do que fazer? Quem sabe, talvez os dois. Como muitos, eu provavelmente responderia que utilizo o pc mais como ferramenta de trabalho e estudo do que como entretenimento. Seria uma boa maneira de justificar as horas desperdiçadas na frente do computador. Contudo, essa é apenas mais uma conseqüência da blogalização: o sedentarismo. Pode até ser que a próxima geração seja de pessoas com o QI acima da média atual, mas é quase certo que também seja de pessoas com peso acima da média.
Vale frisar que é importante estar por dentro dos acontecimentos, acompanhando e participando das novidades. Num mundo globalizado e em constante transformação, não se pode perder o fio da meada, mas também não se deve deixar contaminar pelo progresso, tornando-se refém da tecnologia e das comodidades que ela propicia. Faça como eu: Experimente as novidades, sem deixar de lado o olhar crítico. Mantenha-se informado e consciente de que mesmo as coisas boas, se usadas em excesso, podem lhe trazer algum mal.
By Eden Duarte
Em 23/10/06

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial