Mundo Blogalizado

Meu msn

sábado, fevereiro 02, 2008

I Love Rock

Nossa, tava assistindo 'Saturday Night Live' e passou The Killers. Caraca, inevitável não pensar 'isso sim é música' (principalmente, neste período em q soh se ouvem marchinhas de carnaval). Arranjos bem elaborados, música bem trabalhada, letra fundamentada, guitarra, batera e teclado em total harmonia. Rapaz, nós 'roqueiros' somos conhecidos por não gostar de outros estilos musicais. Mais de uma vez, já ouvi meu irmão comentar q meu problema era não 'aceitar' outros estilos de música. Detalhe q ele adora forró e eu demonstro explicitamente não gostar de forró, ou melhor, odiar. Mas quando paro para refletir se de fato eu tenho algum tipo de preconceito com relação a funk, forró, música sertaneja ou similares, concluo q não. Eu não tenho nenhum PRÉ-CONCEITO. Na verdade, eu já tenho é um conceito muito bem estabelecido. Rapaz, eu simplesmente não compreendo um estilo musical em q nada é dito, há não ser futilidades e, muitas vezes, versos de duplo sentido. É soh o q vejo no forró. Considero total absurdo essas músicas sem conteúdo e pior é perceber que justamente essas músicas que atraem as massas. Tudo bem q no rock tb há algo de 'basura', contudo, eu posso citar uma série de exemplos d músicas de rock com contéudo, letras politizadas e q te fazem refletir. Apenas do nome de algumas bandas já se eh possível tirar algo implícito, como, por exemplo, Bad Religion e System of a Down (ainda q eu não goste muito desta última). E o q dizer de American Idiot "que em grande parte das faixas critica virulentamente a passividade [ou burrice] dos americanos perante a linha de pensamento conservadora implantada por George W. Bush (Fonte)." Agora, kro leitor, procure me mostrar uma única música de forró com algum bom conteúdo.
Para mim, rock é musica para quem tem cabeça e senso crítico. Forró (e similares) é musica para alienados. Tv seja até por conta disso q tais estilos sejam bem aceitos pela sociedade ao passo q o rock não o eh. Afinal, o q os governantes, detentores do poder querem eh q a população continue alienada e nada melhor do q uma música q não diga nada. Rock é agressivo, politizado, contestador. Sim, através do rock, contestamos a sociedade tal qual ela eh. Não apenas através das canções, como tb dos nossos atos. E claro q isso se manifesta mesmo no nosso modo de se vestir. Estamos aqui para chocar, para contradizer o estado de coisas vigente. Para mim isso eh rock, mais do q um estilo musical, um estilo de vida.

2 Comentários:

Blogger Marcelo disse...

Que bom seria se todos pensassem assim, não digo para todos gostarem apenas de rock, mas de selecionar o conteúdo que entra em nossos ouvidos, é triste ouvir algumas grandes canções plageadas e mal traduzidas e convertidas ao ritmo "regional"... O Rock é atitude, a melhor forma de expressão através da música, Rock Forever!

4/2/08 6:13 AM  
Blogger Carla Moraes disse...

Sim, sim.
A maioria dos estilos musicais não possuem conteúdo nenhum.
Além de não dizer nada, muitas vezes insulta mulheres e homossexuais.

Percebi que você citou apenas bandas estrangeiras.
Mas quer algo tão contestador quanto Legião Urbana, por exemplo?

Parabéns pelo post.

Beijoo!

6/2/08 9:51 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial